Você está em: Home » Receitas » Doces » Tortinha de Morango com Creme de Baunilha

Tortinha de Morango com Creme de Baunilha

Por , 6 de abril de 2018 1187 Views

Hoje trouxemos uma receitinha da Lívia, do blog Receitas da Formiguinha, que é uma ótima sobremesa para aquelas ocasiões que você vai receber alguma amigo ou familiar em casa para um brunch ou chá da tarde, afinal, essa tortinha combina muito bem com chá, capucchino e café. O diferencial aqui é o creme de baunilha feito com a fava, que não é lá muito barato, mas dá um sabor todo especial. Veja mais detalhes no passo a passo:

Ingredientes:

  • 500 ml de leite;
  • 500 ml de creme de leite fresco;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 50 g de maisena;
  • 3 gemas;
  • 1 fava de baunilha (ou 1 colher de chá de essência de baunilha);
  • Morangos para decorar;
  • Uma receita de massa doce para torta Pâte Sucrée (veja a receitinha clicando no link).

Modo de preparo:

Prepare a base da torta conforme a receita indicada e somente a recheie quando estiver totalmente fria. Para o creme de baunilha, junte todos os ingredientes em uma panela e em fogo baixo mexa sem parar com um fouet (batedor de arame). DICA: a fava de baunilha dá muito mais sabor do que a essência e ainda deixa aqueles lindos pontinhos pretos! Para usar a fava, corte-a ao meio no sentido do comprimento e com o lado sem serra da faca raspe bem todas as sementes. Guarde a fava (casca) para fazer extrato de baunilha ou açúcar baunilhado.

Quando o creme engrossar, cozinhe por mais 2 minutos (depois de aproximadamente 30 minutos). Retire do fogo e passe o creme para uma tigela limpa. Cubra com plástico filme bem rente ao creme para evitar de criar uma película e leve para a geladeira, por pelo menos 2 horas. Pode deixar a noite inteira. Quando for usar, mexa vigorosamente com o fouet para que ele retorne à consistência de creme. Com a massa da torta assada e fria, coloque o creme em um saco de confeitar com o bico pitanga e recheie as massas das tortinhas.

DICA: caso não tenha saco nem bico de confeitar, use uma colher pequena para rechear as tortinhas. Decore com morangos e sirva gelado.
Rendimento: 12 tortinhas

Fonte Imagens: Receitas da Formiguinha

Comentários