Você está em: Home » Faça você mesmo » DIY: Como Fazer um Painel Aquarelado para Festa

DIY: Como Fazer um Painel Aquarelado para Festa

Por , 3 de outubro de 2017 1559 Views

Quem adora colocar a mão na massa na hora de produzir uma festa em casa ou no salão de festas vai adorar a dica de hoje. Esse painel é uma ideia super legal e econômica para cobrir a parede do fundo da mesa que fica o bolo e os doces. A dica é bem simples e pode ser adaptada para várias outras ideias que vamos sugerir aqui, confira:

Como vocês já devem ter reparado, a aquarela é um tipo de pintura que está em alta no momento. Já mostramos AQUI algumas peças de cerâmica com pintura aquarelada por exemplo. Aqui a aquarela entra no fundo da mesa funcionando como uma cartela Pantone (que inspirou essa festa AQUI). Nessa mesa as cores escolhidas são bem variadas, mas você pode usar apenas os tons da sua festa por exemplo ou fazer um degradê de uma única cor que também fica legal. Agora vamos ao passo a passo:

Materiais:

  • Papel canson 220g cortado em quadrados (sugestão 15×15 cm);
  • Tinta acrílica nas cores que você preferir;
  • Água;
  • Pincel médio nº 12 ou 14;
  • Pano velho ou papel toalha;
  • Fita dupla-face;

Instruções:

Cubra a mesa ou o local que for pintar com um plástico ou jornal para não ter problema de sujar e manchar a mesa e separe o material. Encha um copo de água, separe um prato (pode ser descartável de papelão) para colocar a tinta e um pano velho para limpar o pincel. Para fazer o efeito aquarelado é bem simples. Você irá pegar com o pincel um pouco da cor escolhida, mergulhar na água e aplicar na base do papel cortado em quadrado. Você irá reparar que em cima ele ficará mais forte e em baixo mais fraco. Esse é o efeito aquarela. Quanto mais água mais suave ficará a cor. Depois é só deixar o papel secar bem. Faça isso em todos os quadrados até obter a medida desejada para cobrir o fundo da sua mesa.

#FicaDica: caso seu papel fique meio irregular depois de seco, por causa da água, passe um secador sobre ele e coloque um peso em cima. Isso irá ajudar como que ele fique reto novamente.

Como calcular a medida que preciso?

Se meus quadrados tem 15×15 cm e minha mesa tem 120 cm de largura e 90 cm de altura e desejo cobrir apenas 120 cm acima da altura, então devo fazer: 120(largura) dividido por 15(quadrados) = 8 + 2 quadrados. (Acrescente mais 1 ou 2 quadrados de cada lado para que o fundo seja um pouco maior que a mesa). Vou precisar então de  10 quadrados na largura. Já na altura vou precisar de 120 cm (altura) dividido por 15 cm = 8 quadrados. Então irei precisar de colunas de 8 quadrados e fileiras de 10 quadrados. Logo 10 x 8 = 80 quadrados.

Como colar na parede?

Depois que todos estiverem pintados e secos é só você aplicar a fita dupla-face  na parede (na horizontal) de 15 em 15 cm, começando de cima para baixo. Faça faixas na largura desejada (120 cm nesse caso). E cole os quadrados lado a lado na parte superior de cada um. Aos poucos você terá uma parede completamente coberta de papeis coloridos.

Outra sugestão:

Para quem não quer pintar os quadrados pode simplesmente comprar papel colorido (pode ser cartolina, color plus, papel de seda, papel dobradura, sulfite ou qualquer outro papel), cortar os quadrados e montar seu painel da mesma forma.

O resultado final ficam muito interessante e bonito:

Fonte: Oh Happy Day!

Comentários