Você está em: Home » Casa&Mesa » Cada Copo com sua Bebida!

Cada Copo com sua Bebida!

Por , 25 de setembro de 2014 34881 Views

tipos-de-taça-para-cada-bebida-2

Escolher o copo ou taça certa para cada bebida nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, o WSI trouxe uma lista de modelos de taças e dicas para você não errar na hora de colocar a mesa. Afinal, um bom anfitrião precisa saber que que cada copo tem a sua bebida.

Para começar, existem centenas de modelos de taças e copos para as mais variadas bebidas, mas as que você precisa saber são:

tipos-de-taça-para-cada-bebida-3

1 – Taça para Espumante: bojo estreito e alto. As taças flauta (flute) são as mais adequadas para vinhos espumantes, pois mantém as borbulhas (perlages) por mais tempo e potencializam os seus aromas frescos e delicados.

2 – Taça de Água: bojo médio e alongado. Costuma ser a maior taça da mesa, pois é a bebida mais consumida durante a refeição. O ideal é que se tome um pouco de água antes de degustar algum vinho para limpar o paladar. Nesta taça também pode ser servido sucos e refrigerantes.

3 – Taça para Vinho Tinto:

  • Borgonha (vinhos complexos e concentrados): bojo mais curto e largo. A boca larga permite que o vinho tenha contato com o ar e libere seus aromas mais rapidamente, estimulando a apreciação das qualidades mais arredondadas e maduras da bebida. Indicada para vinhos Pinot Noir, Barbera Barricato, Amarone, Nebbiolo, entre outras.
  • Bordeaux (vinhos encorpados e com taninos mais acentuados): bojo largo, alongado e boca fechada para concentrar os aromas ao invés de liberá-los. Indicada para apreciar vinhos das uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah, Tannat, entre outras.

4 – Taça para Vinho Branco: bojo menor, pois estes vinhos não precisam de muita aeração para desenvolver seus aromas. Além disso, como o vinho branco é servido sempre gelado a quantidade de vinho na taça é menor para manter a temperatura baixa.  A aba estreita, distribuiria o vinho de forma uniforme em todas as partes da língua, enfatizando seu frescor, doçura e acidez de maneira equilibrada.

5 – Taça para Licor: bojo estreito e curto. Usa-de a taça pequena para dosar pequenas quantidades, já que a bebida é doce e encorpada. O licor é usualmente servido após as refeições como digestivo.

Agora veja algumas das taças que você pode encontrar no mercado, desenvolvidas para cada tipo de vinho:

941179_649516178397704_173538578_n1

Depois de entender qual é a taça ideal para cada bebida, veja como colocá-las a mesa à moda francesa: 1- água; 2 – espumante; 3 – vinho tinto; 4 – vinho branco.

mesa_francesa

#FicaDica: segure sempre a taça pela haste ou pelo pé. A única ocasião em que é tolerável segurar o bojo é no caso dos copos de conhaque.

Comentários

  1. Maria das Graças Costa 14 de abril de 2017 às 18:47

    Excelentes informações! É bom saber que taças usar para melhor aproveitamento das bebidas. Obrigada pelas informaçõe

  2. Maria Salete Barroso 14 de setembro de 2017 às 21:01

    Amei todas as dicas deste site, todas de muito proveito e fáceis para seguir!!!

  3. Dirce Stroppa Dominoni 29 de maio de 2018 às 0:52

    Amei e gostaria de receber dicas !!!
    Att,
    Dirce Dominoni

  4. Rosangela 4 de julho de 2019 às 23:46

    Gostei de conhecer esse site e gostaria de receber mais dicas
    Obrigada.