Você está em: Home » Pelo Mundo » Achados em Londres: Chá das Cinco Fashion no The Berkeley

Achados em Londres: Chá das Cinco Fashion no The Berkeley

Por , 30 de maio de 2016 1376 Views

cha-das-5-fashion-berkeley-3

Como todo mundo sabe o Chá das Cinco é super tradicional aqui em Londres e em todo território do Reino Unido. Já contei como ele surgiu com a rainha Catarina de Bragança, que trouxe o costume para Inglaterra, porém foi Anna, a sétima duquesa de Bedford,  que o tornou popular, após inserir o costume no seu cotidiano em 1840.

Como o jantar em sua casa foi servido elegantemente tarde, às oito horas, se passava um longo período de tempo entre almoço e jantar, o qual a duquesa sentia fome e pedia uma bandeja de chá, pão com  manteiga e bolo. O hábito se espalhou pelas amigas e logo se transformou em um evento social.

Desde então o chá das 5 é apreciado tradicionalmente com sanduíches delicados (incluindo fatias finas de pepino), scones servido com creme e compotas. Bolos e doces também são comuns e servidos com geleias.

cha-das-5-fashion-berkeley

Aqui em Londres, um dos lugares mais legais para se tomar o chá da tarde é do Hotel Berkeley. O restaurante oferece uma experiência fashionista. O menu é transformado a cada seis meses para acompanhar a mudança das estações da moda.

Nessa temporada é inspirado nas coleções Prêt-à- Porter  Primavera/Verão 2016 de designers londrinos como: Stella McCartney, Christopher Kane da BalmainEmilia Wickstead. As louças são neon e vibrantes com grafismos e bolinhas. Para acompanhar os doces e quitutes você pode escolher 3 opções diferentes:

  • Prêt-à-Portea – um chá completo com espetinhos salgados, colheres, canapés e sanduíches custa £ 45,00 por pessoa.
  • Champagne Prêt-à-Portea – o chá completo mais um adicional de 1 taça de Laurent-Perrier por pessoa (£52.00).
  • Couture Champagne Prêt-à-Portea – o chá completo mais um adicional de 1 taça de Laurent-Perrier Rosé, Bollinger Rosé ou Ruinart Blanc de Blancs (£58.00).

Nas descrições das imagens você pode entender qual foi a inspiração de cada quitute:

cha-das-5-fashion-berkeley-2

1 – O marcante ziguezague de Nicholas Kirkwood é intensificado nas bombas com um duo de rosa brilhante fraises des bois e crémeux blueberry com branco e escuro enfeite de chocolate.

2 – vestido de seda da DVF, bordado com detalhe borboleta, torna-se um creme de baunilha bourbon configurado em uma luz tart crème brûlée, polvilhado com ouro comestível debaixo de uma borboleta dourada.

3 – vestido de chamas laranja brilhante da Balmain, celebrando pista psicodélica deste ano, é um posset pêssego com geléia grenadine coberto com merengue macio.

4 – Os estiletos (sapato de salto) de bolinhas vermelhas de Manolo Blahnik foram reproduzidos esta temporada em um biscoito de baunilha decorado com glacê branco e coberto com pontos vermelhos.

Eu pessoalmente amei todos os doces e salgados. Afinal, além de lindos eles são também muito gostosos. E toda experiência gastronômica é cheia de sutilezas fofas como esse marcador de lugar em forma de sapato.

cha-das-5-fashion-berkeley-7

Olha os detalhes dos doces:

cha-das-5-fashion-berkeley-5

cha-das-5-fashion-berkeley-8

cha-das-5-fashion-berkeley-1

Para quem se interessar é bom fazer reservas com 1 dia de antecedência no site. Lembrando que no dress code não é permitido roupas esportivas. O serviço funciona das 13:45 às 17:30 de segunda a quinta e das 13:00 as 17:30 de sexta à domingo.

Comentários